Você já se fez a pergunta:

Tomar coisas geladas dá dor de garganta?

Muitos acreditam que sim. E muitos tem certeza que não.

Vamos ver quem tem razão?

Entenda: a mucosa que reveste a garganta tem um mecanismo de defesa incrivelmente potente. Todos os dias, entramos em contato com muitos micro-organismos, principalmente vírus e bactérias. E isto acontece nas situações mais diversas.

Por exemplo: uma pessoa espirra ou tem uma crise de tosse dentro de um elevador. Imediatamente a porta se abre e sem perceber nada você entra e respira um ar que pode estar cheio de partículas virais que vão direto para a sua garganta. Pronto! Isso já é suficiente para acionar a defesa local. Um dos mecanismos de proteção está nos cílios que cobrem as células e que batem rapidamente procurando “espanar e espantar” os agentes estranhos.

Quando ocorre o resfriamento muito agudo, seja pela temperatura ambiente ou porque ingerimos algo muito gelado, essa defesa pode diminuir um pouco e os agentes virais e bacterianos podem ganhar uma chance para nos atacar e causa dor de garganta. Só que isso não vale para todos. Uns são mais suscetíveis ao frio. Outros menos. Por isto, uns podem tomar bebida gelada e outros não!!

E por que os médicos receitam sorvete para quem acabou de operar a garganta?

Vejam que interessante: a cirurgia da garganta consiste na retirada das amígdalas. Então, imediatamente após este procedimento, o local onde as amígdalas estavam fica inflamado, inchado e dolorido. Sem infecção. E o “gelo” é um excelente anti-inflamatório e analgésico; portanto, melhora as condições locais e tira a dor. Mas em vez de chupar gelo, é muito mais gostoso chupar um sorvete, não é mesmo?

Descubra se você é do tipo que pode tomar gelado à vontade ou não. Estar informado nos ajuda a pensar e decidir o melhor para uma vida mais saudável e com mais prazer. Afinal, concordo com o que diz a escritora Ruth Rocha: “tomar sorvete de palitinho, é uma das 12 coisinhas à toa que nos fazem felizes!!”

Própolis cura dor de garganta?

O própolis é uma substância produzida pelas abelhas e é frequentemente utilizado para fins medicinais. Tem propriedades anti-inflamatórias e por isso pode ajudar um pouco no alívio da dor de garganta que geralmente acompanha gripes e resfriados. Mas não cura. E mais: cuidado com produtos que contém álcool na fórmula. Eles podem irritar mais ainda a garganta. Portanto, é MITO, o própolis não cura a dor de garganta.

Informações super bacanas não ?

Fonte: Dra. Ana Escobar

Até o próximo post.

 

 

 

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn